Capítulos

Capítulos de livros publicados pelos membros do FONAPLI:

  • OLIVEIRA, R. P. ; SEARA, I. C. Semântica ou pragmática? um experimento em prosódia. In: Ronald Taveira da Cruz. (Org.). As interfaces da gramática. 1ed.Curitiba: CRV, 2012, v. 1, p. 73-98.
  • BARETTA, L. ; FINGER-KRACHTOVIL, C. ; SILVEIRA, R.  A percepção do leitor-professor em formação e seu desempenho em leitura. In: VENTURINI, M.C.; DINIZ BIAZI, T.M.; OLIVEIRA, S.E.. (Org.). O professor no Brasil: dizeres contemporâneos. Guarapuava: , 2012, v. , p. 143-159.
  • LAZZAROTTO-VOLCÃO, C.  Um novo olhar sobre o ensino da ortografia. In: IRALA, Valesca Brasil; SILVA, Silvana. (Org.). Ensino na área da linguagem: perspectivas a partir da formação continuada. Campinas: Mercado de Letras, 2012, v. , p. -.
  • MATZENAUER, C. L. B. ; LAZZAROTTO-VOLCÃO, Cristiane . O desenho de espaços fonológicos em sistemas com desvios. In: Giovana Ferreira-Gonçalves; Mirian Rose Brum-de-Paula; Márcia Keske-Soares. (Org.). Estudos em Aquisição Fonológica. Pelotas: Editora da UFPel, 2011, v. 3, p. 175-202.
  • SILVEIRA, R.  Avaliando a proficiência oral em língua inglesa: o papel dos avaliadores e dos informantes. In: Mota, Mailce Borges; Bergsleithner, Joara Martin; Weissheimer, Janaína. (Org.). Produção Oral em LE: Múltiplas Perspectivas. Campinas: Pontes, 2011, v. , p. 73-96
  • LAZZAROTTO-VOLCÃO, C. ; MATZENAUER, C. L. B. Grau de severidade de desvio fonológico: uma abordagem qualitativa. In: Marçalo, Mª João; Lima-Hernandes, Mª Célia; Esteves, Elisa; Fonseca, Mª do Céu; Gonçalves, Olga; Vilela, Ana Luísa; Silva, Ana Alexandra. (Org.). A Língua Portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas. Évora: Universidade de Évora, 2010, v. , p. 1-20.
  • SILVEIRA, R. Uma Análise da Produção Acadêmica na Área da Interfonologia Português-Inglês. In: Rauber, A.; Watkins, M.; Silveira, R.; Koerich, R,. (Org.). The acquisition of seconds language speech: studies in honor of professor Barbara O. Baptista Nível: titulo. Florianópolis: Insular, 2010, v. , p. 3-19
  • SILVEIRA, R. . Investigating the role of orthography in the acquisition of L2 pronunciation: A case study. In: Michael A. Watkins, Andreia S. Rauber, Barbara O. Baptista. (Org.). Recent Research in Second Language Phonetics/Phonology: Perception and Production. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2009, v. , p. 270-290
  • SEARA, I. C. ; RAMOS, C. A. M.  A busca de novos caminhos para uma prática pedagógica mais autônoma. In: SEARA, Izabel C.; DIAS, Maria de Fátima S.; OSTETTO, Luciana Esmeralda; CASSIANI, Suzani. (Org.). Práticas Pedagógicas e Estágios: diálogos com a cultura escolar. 1 ed. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2008, v. 1, p. 165-176.
  • NUNES, V. G.  Sobreviventes da Babel: os novos campos de ensino de francês língua estrangeira. In: SEARA, Izabel C.; DIAS, Maria de Fátima S.; OSTETTO, Luciana Esmeralda; CASSIANI, Suzani. (Org.). Práticas Pedagógicas e Estágios: diálogos com a prática escolar. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2008, v. 1, p. 153-163.
  • SILVEIRA, R. ; FONTES, S. Dificuldades de Hispano-Falantes na Produção de Textos em Português. In: José Marcelo Freitas de Luna. (Org.). Coleção Plurais Educacionais: Ensino de Línguas. Tubarão: UNISUL, 2007, v. , p. –
  • SEARA, I. C. ; PETROLLI, F. D. O PROFESSOR DE FRANCÊS: o estágio com uma experiência de sensibilização à pluralidade lingüística. In: Maria de Fátima Sabino Dias;Suzani Cassiani de Souza; Izabel Christine Seara. (Org.). Formação de Professores: experiências e reflexões. 1 ed. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2006, v. , p. 77-84.
  • SILVEIRA, R. ; FONTES, S. Português para estrangeiros na UFSC: Realizações e desafios. In: Maria J. D. Costa; Meta E. Zipser; Marta E. Zanatta; Angelita Mendes. (Org.). Linguagem: Ensino e ações. Florianópolis: UFSC, 2002, v. , p. 37-49
  • SILVEIRA, R.  Writing instruction and its effects on the development of EFL students’ writing processes: focus on revision. In: Mailce B. Fortkamp. (Org.). EFL teaching and learning in Brazil: Theory & practice.. Florianopolis: Insular, 2001, v. , p. 75-86